BENVINDO AO BLOG DA CONFRARIA DO MOLICEIRO

Aqui poderá saber um pouco mais sobre a Confraria bem como as suas actividades e objectivos

Propósitos: Preservação e salvaguarda do receituário das ementas ribeirinhas à Ria, desde Ovar até Mira.
Também tem por fim a preservação das espécies autóctones.


O barco M o l i c e i r o

O barco  M o l i c e i r o
Apanha do moliço na Ria

domingo, 11 de julho de 2010

Regata de Barcos Moliceiros


Aveiro - «Festas da Ria» com regata de barcos moliceiros
A tradicional regata de barcos moliceiros, em Aveiro, teve em 2010 um vencedor repetente: o pescador da Torreira Marco Silva, de 34 anos. A prova, na 25ª edição, emprestou cor, alegria e vida à Ria, apesar do número reduzido de participantes.
Café Portugal domingo, 11 de Julho de 2010
Ao todo, foram 16 os moliceiros em prova, apesar da Câmara de Aveiro ter anunciado, antes, a participação de cerca de 20 embarcações típicas aveirenses.
O vencedor da regata demorou pouco mais de uma hora e meia a percorrer os cerca de 14 quilómetros entre a Torreira (Murtosa) e a antiga lota de Aveiro.
«No ano passado demorei cerca de 40 minutos, mas estava mais vento», disse Marco Silva enquanto procedia às manobras para a acostagem da embarcação.
Quando os barcos chegaram à meta, tinham à espera dezenas de curiosos que queriam ver as embarcações típicas a navegar à vela, o que é cada vez mais raro, dada a tendência para a utilização de motores nos passeios que se fazem com turistas nos canais urbanos.
O vencedor da regata diz que a prática de navegar à vela «já vem de há muitos anos.
Nasci numa casa a poucos metros da ria e, desde pequeno, apaixonei-me pela vela», conta o pescador, que usa o moliceiro apenas para as regatas. Marco Silva realça que participa nesta iniciativa «apenas por gosto. Isto não dá lucro a ninguém», assegura o pescador, que estima ter gasto este ano perto de mil euros para preparar o barco.
O vencedor da prova leva para casa um cheque de 150 euros, havendo ainda prémios monetários para os sete primeiros classificados.
A regata de moliceiros é um dos pontos altos do programa das «Festas da Ria», promovido pela autarquia.
O evento que se prolonga até 19 de Julho visa potenciar as mais-valias da Ria de Aveiro e do barco moliceiro através da realização de diversas actividades junto à laguna.
Além da regata, o programa do fim-de-semana inclui, no domingo, o concurso de painéis
 (pinturas características na proa dos moliceiros) e a corrida de bateiras no canal central, numa reconstituição de uma tradição já centenária.

Publicado em www.cafeportugal.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário